sábado, 17 de outubro de 2009

Filet à Parmegiana na Panela de Barro

Então, ontem convidei a cunha Mônica e um amigo conterrâneo, Marcinho, para um jantarzinho aqui na House"dance" do casal! Esse meu amigo também é de Divinópolis (minha cidade natal, casa dos meus pais!), dai pensei carinhosamente no cardápio! Por isso preparei um Filet à Parmegiana que lá na minha cidade é um prato bem tradicional. Se você for a Divinópolis e não experimentar a Parmegiana da Cervejaria Savassi, vc não foi lá! É mais ou menos isso!
Porém, contudo ...entretanto...todavia, preparei de um jeito especial, meio que à Moda da Michelle!Misturei um pouco de Brasília e Divinópolis no prato do dia, vou explicar melhor!
Aqui em Brasília tem um restaurante no Clube Naval -Farol do Lago que serve uma Parmegiana na panela de barro; eu particularmente nunca tinha visto e adorei a idéia, o sabor...o aspecto...tudo!
Em Divinópolis é bem tradicionalzona mesmo, gratinada ao forno.
Dai fiz a receita abaixo tradicional porém ao invés de levar ao forno eu preparei na panela de barro. Ficou ótima! Os convidados adoraram! O marido deu nota 9,6 ( só não deu 10 pq ele fala q se der 10 não tem graça e eu não vou querer me superar na próxima...coisas de Duda!)
Adoro reunir os amigos em volta de uma mesa...tem coisa melhor?!

Filet à Parmegina na Panela de Barro ( à Moda da Michelle)

-1 Kg de Filet Mignon

-03 ovos (para empanar)

-150g de Farinha de rosca

-óleo para fritar

-4 tomates médios e maduros picados

-2 cebolas médias picadas

- 1 pimentão picado

-2 dentes de alho

-2 latas de molho de tomate-sal-pimenta do reino

-250g de queijo muzzarela

-200g de presunto magro

-azeite de oliva

- salsa desidratada a gosto

-1/2 xícara de chá de ervilhas

A Carne: Tempere os filés com sal, pimenta do reino e o alho já amassado e reserve.Bata os ovos ligeiramente.Passe os filés nos ovos batidos e em seguida na farinha de rosca. Fritar e reservar em um refratário. O molho (na panela de barro) : em uma panela com óleo já aquecida acrescente a cebola, os tomates já picados( sem sementes ), um dente de alhoamassado.Refogue e acrescente o molho de tomate já pronto e as ervilhas.Junte o tempero verde e acerte o tempero com o sal, pimenta do reino à gosto. Montagem: Divida o molho que já está pronto na panela de barro. Reserve. Coloque por cima do molho de tomate a carne que já está frita e empanada. Em seguida coloque uma camada bem generosao de presuntoem fatias e cubra com a muzzarela, a outra metade do molho que foi reservado e salsa desidratada à gosto.(é bom lembrar que tudo tem q estar bem molhadinho, para ferver) Tampe a panela e ferva para que derreta o queijo e gratine,até borbulhar.Ao retirar do forno e antes de servir regue com o azeite de oliva.Acompanhamento:arroz branco com ervilhas, purê de batatas.

Bom Apetite!!!!!!!!

De sobremesa servi um Petit Gateau Vapt- Vupt à minha moda tb!

5 comentários:

  1. Menina! Mas que energia boa!!! a mesa e os comensais estavam lindos!!! Adorei !!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maridão sortudo uma bela esposa que prepara uns belos pratos de se morrer por mais...fico há espera de um convite para mim e a minha esposa lol...jinhos doces xxx Rico Receitas

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!!!Ficarei muito feliz!
beijocas,
Miii