quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Festival Gastronomico - " A Mesa com Burle Marx" - Em Brasília!


Fonte e Créditos: http://www.querocomer.com.br/festival_gastronomico/

Um dos mais representativos artistas brasileiros, o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, teria completado 100 anos em agosto de 2009. Sua vasta e diversificada obra, internacionalmente conhecida, faz parte do pratrimônio cultural brasileiro. Em Brasília, o Palácio do Itamaraty, o Eixo Monumental, o Parque da Cidade, o Ministério da Justiça, a Praça do Quartel General, as Quadras 308 e 114 sul, dentre outros espaços, possuem jardins criados pelo paisagista.



Burle Marx também era um apaixonado pela gastronomia. Reconhecido pelos amigos por sua enorme inventividade e habilidade na mistura de sabores e pelo capricho com que decorava os pratos, o artista ainda tinha o hábito de pintar toalhas especiais para cobrir as mesas onde servia seus convidados.As receitas que costumava preparar nos memoráveis almoços que deu, ao longo de quatro décadas, em seu sítio, no Rio de Janeiro, serviram de matéria-prima para o livro "À Mesa com Burle Marx", organizado pelas arquitetas Cecília Modesto e Claudia Pinheiro.E agora inspiram alguns dos mais renomados chefs de Brasília, no Festival Gastronômico que leva o mesmo nome.


Ao desenvolver o projeto, a dupla Claudia Pinheiro e Cecília Modesto decidiu que, para divulgar as receitas, era preciso recriar a atmosfera do sítio em que Marx cozinhava. As arquitetas procuraram então o prendado cozinheiro Cleofas César da Silva, que acompanhou o paisagista por anos. As receitas são divididas em capítulos e acompanhadas por textos breves que relembram os diversos elementos que preencheram a vida de Burle Marx: os amigos, a botânica, a brasilidade, as coleções, o desenho, a escultura, a irreverência, a música, o paisagismo e a pintura.

A lista dos restaurantes participantes e mais informações sobre o Festival:

http://www.querocomer.com.br/noticias.asp?cod_noticia=6874

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu pitaco!!!Ficarei muito feliz!
beijocas,
Miii