quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TPM DETECTED! Corraaaaaaaa!!!!!

Tô assim...hahaha...(rindo pra não chorar!)

Bom dia?? !!!!!!!!

Pessoal, encontrei a reportagem e compartilho com vcs! Vou ler pelo menos um milhão de vezes!!! Reportagem : www1.folha.uol.com.br/.../rf2704200306.shtml

Não existe uma única causa para explicar a TPM. Fatores hereditários, alterações hormonais e situações tensas costumam desencadear a síndrome. "A TPM em intensidade forte é muito comum em mulheres que fazem dupla jornada", afirma Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do HC.Nem todo mau humor porém é culpa do ciclo. Para descobrir, Mara aconselha que a mulher anote, durante dois meses, todos os sintomas e a intensidade deles nos 15 dias que antecedem as regras. Se eles desaparecerem junto ou logo depois que a menstruação descer, é TPM. Se não, são problemas que nada têm a ver com o ciclo menstrual.Os sintomas mais comuns são: tensão, irritabilidade, ansiedade, agressividade, aumento de peso, dor nas pernas, dor nas mamas, inchaço no abdômen, depressão, choro fácil, falta de iniciativa, falta de concentração, esquecimento, dores de cabeça, tontura, taquicardia, aumento de apetite, compulsão por chocolates e doces, cólicas, enjôos, dores lombares e aparecimento de espinhas.Por não ter uma causa definida, o tratamento dependerá do diagnóstico de cada paciente, já que os sintomas mais comuns são tratados separadamente. A medicação depende do mal predominante. Analgésicos, implantes hormonais e até antidepressivos têm sido usados. "Embora a TPM não seja considerada uma doença, o tratamento melhora muito a qualidade de vida da pessoa e de quem convive com ela", diz Mara. (CC)Não existe uma única causa para explicar a TPM. Fatores hereditários, alterações hormonais e situações tensas costumam desencadear a síndrome. "A TPM em intensidade forte é muito comum em mulheres que fazem dupla jornada", afirma Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do HC.Nem todo mau humor porém é culpa do ciclo. Para descobrir, Mara aconselha que a mulher anote, durante dois meses, todos os sintomas e a intensidade deles nos 15 dias que antecedem as regras. Se eles desaparecerem junto ou logo depois que a menstruação descer, é TPM. Se não, são problemas que nada têm a ver com o ciclo menstrual.Os sintomas mais comuns são: tensão, irritabilidade, ansiedade, agressividade, aumento de peso, dor nas pernas, dor nas mamas, inchaço no abdômen, depressão, choro fácil, falta de iniciativa, falta de concentração, esquecimento, dores de cabeça, tontura, taquicardia, aumento de apetite, compulsão por chocolates e doces, cólicas, enjôos, dores lombares e aparecimento de espinhas.Por não ter uma causa definida, o tratamento dependerá do diagnóstico de cada paciente, já que os sintomas mais comuns são tratados separadamente. A medicação depende do mal predominante. Analgésicos, implantes hormonais e até antidepressivos têm sido usados. "Embora a TPM não seja considerada uma doença, o tratamento melhora muito a qualidade de vida da pessoa e de quem convive com ela", diz Mara. (CC)

Achei interessante a dica da Yoga:

Trate-sePOR LAURA KNAPP
Movimentos de yôga podem ajudar a amenizar a TPM, atuando como relaxantes em dias de fúria ou estimulantes quando o problema é a sensação de moleza. Para os dois casos, a professora Maria Renée Janikian, da Fórmula Academia, sugere a sequência de 12 posturas da saudação ao sol (surya namaskar). O resultado varia conforme o jeito de respirar e o tempo usado no movimentoPara estimular execute cada postura na sequência, sem tempo de permanência em nenhuma delas; a ênfase é colocada na inspiraçãoPara RELAXAR vale a mesma sequência, mas com pequena permanência em cada postura (alguns segundos), respirando naturalmente algumas vezes.

Alimentação e TPM:

Se o 'seu tempo' muda......
...Mude a alimentação.As alterações hormonais trazidas pelo ciclo menstrual modificam também a absorção de nutrientes, acarretando algumas necessidades e vontades que devem ser atendidas. Flávia Abdallah, médica esportiva do Hospital das Clínicas e nutricionista da academia Bio Ritmo, sugere um consumo extra de alguns alimentos que podem ajudar a combater os efeitos dos hormônios. Ela alerta, porém, que é preciso ter paciência e esperar pelo menos três meses antes de perceber os benefícios da mudança -sem esquecer que a reação depende de variáveis individuais. Se a pessoa fuma, por exemplo, a resposta pode ser mais lenta

Vitamina B6 Chamada "vitamina do bom humor", ajuda a combater a falta de disposição. Está presente em cereais integrais (arroz integral, farelo de aveia e granola), castanha-do-pará, nozes, batata, banana, melão, abacate, abacaxi e carnes

Ômega 3 Ácidos graxos essenciais que regulam a irritabilidade e ajudam a diminuir a produção de prostaglandina, hormônio responsável pela cólica. Castanhas e peixes como atum e salmão são as melhores fontes

Magnésio -Controla os níveis de aldosterona, hormônio que provoca a retenção de sódio e inchaço. Alimentos indicados: castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, lentilhas, feijão, grão-de-bico, soja (incluindo tofu e missoshiro, queijo e caldo japoneses), além de folhas verde-escuras, como espinafre, agrião, rúcula e couve. O consumo extra deve ocorrer dez dias antes da menstruação, com pelo menos cinco porções por dia

Cálcio - Presente no leite e seus derivados, é outro componente que atua contra a retenção de líquidos

Chocolate & carboidratos -O desejo de comer doce é maior na menstruação e se explica pela deficiência de ferro, eliminado na perda do sangue. Aumenta também a necessidade de carboidratos, que lidam com a serotonina e provocam sensação de bem-estar e saciedade (LK)

brasileiras e TPM:


Não sofrem - 36%TPM
leve - 29%TPM
moderada - 27%TPM
intensa - 8%
Fonte: "Vencendo a Tensão Pré-Menstrual", de Mara Diegoli, Angela da Fonseca e Carlos Diegoli

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como deixar seu detergente mais eficiente!!

Pessoal , vi no blog: http://casaefogao.blogspot.com/2009/08/como-deixar-seu-detergente-mais.html e achei super legal a dica! É sempre bom essas dicas práticas para coisas do nosso cotidiano....
Vou fazer em casa! Pelo jeito o negócio funciona mesmo!
Vai para vocês tb!!
beijos

Dobradinha com Feijão Branco



Tá ai a fotinha prometida! Esse é meu prato!!!


Ei gente! Tudo bem?
Estou colocando em prática meu livrinho da Cozinha Regional - Minas Gerais.
Já comprei o 2º exemplar e realmente as receitas estão fantásticas! Meu maridão ficou olhando com água na boca!!! QQ dia desses vou colocar em prática o meu livro da Bahia!!!
Mas essa receitinha, comecei a seguir pelo livro e qdo vi já tinha mudado tudo.
Mas o resultado final do prato ficou bom! Eu gostei.
Só não gostei de uma coisa q fiz e por isso nem coloquei na receita abaixo. Foi no momento que retirei a dobradinha da fervura e ao invés de só passar em água corrente pra dar mais uma lavada, esfreguei o limão pra fazer a limpeza.
*Fiz isso pq lembrei da minha mãe, que mora no interior de Minas, dizer:
"...Dobradinha tem q ter procedência, não dá pra comprar em qq lugar. E tem q limpar bem..."
Dai além de limpar antes de colocar pra fever, eu fervi e ainda esfreguei limão pra limpar ainda mais! kkkkkkkkkkk
Achei que a dobradinha pegou um pouco do sabor do limão. Não é que ficou ruim, mas eu prefiro sem!
Lá em Minas Gerais é comum as mulheres que vem da roça, passarem de porta em porta com uma lata na cabeça vendendo dobradinha, que lá é chamada de BUCHO.
Vivi essa cena desde criança. Ás vezes eu estava brincando na rua e quando avistava a "Mulher do Bucho" (é até engraçado falar assim!!), eu corria pra casa, chamava minha mãe pra comprar, pois sempre gostei do prato! Minha mãe preparava com todo carinho pra gente e sempre com essa coisa de ter q lavar e limpar tudo direitinho!

RECEITA
200 g de Feijão Branco Cozido
250 g de dobradinha picada (+ ou - 6 cm)
01 cebola média picada
04 dentes de alho amassados
02 tomates médios picados (se preferir retire a casca.)
01 pimentão médio picado
pimenta do reino
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha verde
Suco de 2 limões
1/2 xícara de cachaça
01 colher de sobremesa de farinha de trigo
01 colher de sopa de colorau.
03 folhas de louro
03 xícaras de água

Calabresa picada em rodelas (eu não coloquei pq não tinha, mas fica ótimo!!!)

Preparo:

Ferva aproximadamente 1 litro de água com o suco do limão + 1/2 xícara de cachaça e adicione a dobradinha já picada( Esse procedimento é para tirar aquele cheiro forte da dobradinha). Deixe fervendo por aproximadamente uns 15 a 20 minutos em uma panela com a tampa. ( Eu troquei a água por 2 vezes)

Depois retire a dobradinha e lave em água corrente.
Em uma panela de pressão adicione o óleo, alho, cebola, tomate, pimentão, sal, louro, pimenta do reino, colorau e por último a dobradinha pré-cozida (se colocar a calabresa, adicione junto com a dobradinha).

Refogue bem.
Acrescente as 03 xícaras de água e deixe ferver e acerte o sal. Coloque na pressão por aproximadamente 30 minutos.
Por último, acrescente o feijão branco já cozido e deixe ferver por mais ou menos 3 a 5 minutos.
Adicione a salsinha e cebolinha.


Beijocas

=)

Michelle